Fundos de investimentos previdenciários
Os fundos de investimentos previdenciários, são planos de investimento em fundos com pagamento em forma de pensão vitalícia, que combina as vantagens de um plano de poupança em ações com o favorecimento de um seguro de previdência privada. Diferentemente, para o seguro de previdência privada (clássico) os investimentos são realizados na bolsa de valores e o desempenho depende do desenvolvimento do fundo de investimento. Ou seja, o segurado/investidor, realiza uma contribuição mensal que pode ser ajustada de forma bastante flexível e o valor investido é aplicado com uma chance de retorno maior para o recebimento da pensão vitalícia. Você tem a possibilidade de escolher o investimento previdenciário sem garantia mínima para aumentar a sua chance de rendimentos maiores ou escolher um valor com garantia individual.
Em caso de morte, os dependentes podem receber o pagamento da pensão através da chamada pensão de garantia. Por exemplo, imaginemos que o segurado tenha escolhido uma garantia equivalente a 10 anos e antes de falecer, recebeu 4 anos de aposentadoria. Os dependentes receberão o restante da pensão por mais 6 anos.
Vantagem fiscal:
>Quando você se aposenta a partir de 62 anos e o contrato completou um período de pelo menos 12 anos, você só pagará imposto sobre 50% do valor do lucro obtido. Para contratos anteriores a 2012, este regulamento se aplica com a aposentadoria a partir de 60 anos, porém com o mesmo prazo mínimo de 12 anos com o contrato ativo.
CLIQUE PARA SABER MAIS